Não deixe a sua saúde bucal para depois

Muitas vezes a gente enrola para ir ao dentista, por achar que não é tão importante assim. Eu mesma sempre ia adiando, porque achava que escovar os dentes e usar enxaguante bucal era o suficiente para manter meus dentes limpos.

É claro que eu estava totalmente enganada, mas resolvi fazer esse post, porque tem muita gente que pensa igual ao que eu pensava. Ao contrário disso, nossos dentes precisam ser muito bem cuidados, bem mais do que usar escova de dente e fio dental.

Woman receiving a dental treatment

Por diversas causas, podemos ter vários tipos de doença na boca, seja nos dentes, nos lábios, nas gengivas, línguas ou bochechas. Tem algumas mais simples como a afta e herpes labial acredito que muita gente já teve, mas existem outras que podem ser muito mais sérias.

Mas para que você descubra isso, é necessário que você consulte o seu dentista regularmente para identificar essas doenças o quanto antes. Ele poderá identificar se você tem leucoplasias, que são manchas esbranquiçadas, mais comum em quem é fumante e quem bebe muita bebida alcoólica.

E se você não sabe, mas as bactérias do tártaro podem até mesmo atacar seu coração. A endocardite bacteriana também é um tipo de problema cardiológico por infecção podendo ter sua origem na boca. Pois é. Isso é muito mais sério do que eu pensava!

Se você sempre marcar exames periódicos, é muito provável que seu dentista identifique lesões, que se não forem tratadas cedo, podem evoluir para um câncer, por exemplo. Mas não fique assustado e nervoso. Basta você marcar uma consulta com seu dentista para fazer todos os exames e cuidar dos seus dentes.

Outra coisa que me incomodava muito, era a sensibilidade que eu tinha nos meus dentes. As meninas quentes e frias eram horríveis para mim, e me causavam muitas dores. Isso pode resultar até mesmo em cárie, dente fraturado, esmalte desgastado, raiz exposta e outros diversos problemas.

Quando você cuida da sua boca, isso pode refletir até mesmo na saúde do seu corpo, até porque, quando você tem problemas na boca, como mordida errada, isso pode te gerar até dores de cabeça e dor de ouvido. Os problemas gástricos também estão inclusos, assim como os de coração.

Gente, sem contar que eu conheço muita gente que tem dor de dente, mas não vai no dentista cuidar. Fala sério! Dor de dente é algo quase insuportável, não tem como ficar em casa colocando gelo e esperando passar. Se o dente está doendo é porque algo de errado tem.

Isso afeta seu humor, podendo deixar você extremamente estressado no trabalho, por exemplo. Ou então altera a sua capacidade de fazer bem alguma coisa que você goste de fazer. Até porque você não terá nenhuma concentração enquanto sente dor no dente. Por isso, é importante que você previna isso!

Fuja do mal hálito também! Se tem alguma coisa que eu detesto, é quando vou falar com alguém é essa pessoa tem o famoso bafo. Nossa, fico pra morrer. Chega a ser insuportável. Você não quer ser uma dessas pessoas né? Mas saiba que escovar o dente e a língua já é um ótimo começo para mudar isso.

Esses dias eu também descobri que a sinusite, em 10% dos casos, pode ser acusada por problemas bucais, como as cáries, periodontite, cistos, entre outras coisas. Isso ocorre porque os dentes e o seio maxilar estão conectamos por pequenos vasos entre a mucosa da boca e os tecidos que revestem os dentes. Temos que ficar de olho!

Também tem o os dentes que rangem durante a noite. Isso pode ser bruxismo. Esse hábito pode fraturar, desgastar ou até lascar os seus dentes, deixando mais sensíveis ainda. Tem algumas pessoas que acordam com dor de cabeça ou dor na mandíbula por conta da pressão que fazem durante a noite.

Tem as aftas que não cicatrizam sozinhas. Isso já aconteceu comigo e meu Dentista copacabana tratou essas ulcerações com pomadas com anestésicos e corticoide, mas se não sumir em 15 dias, é necessário consultar um cirurgião dentista para diagnosticar a origem desse problema e descartar a ideia de uma doença maligna.

Eu recomendo a minha clínica pra vocês, que é a Odonto Clinica Copacabana. Como eu moro na zona sul do Rio, pra mim é excelente. Super recomendo o atendimento e os tratamentos de lá. Também fiz meu clareamento lá e meus dentes são branquinhos até hoje.