Dicas de alguns livros de investimentos

Muitas pessoas que buscam iniciar seus investimentos em bolsa de valores, ou mesmo qualquer outro tipo de mercado acabam se perdendo no meio de tanta informação, muitas vezes conflitante. Hoje em dia, com a existência e larga utilização da internet, não há dúvidas de que buscar informação se tornou muito mais simples e fácil do que há 15 ou 20 anos atrás. Entretanto, essa grande vantagem proporcionada pela rede mundial de computadores acaba muitas vezes indo contra o próprio interesse de quem quer se informar ou estudar sobre um determinado assunto.

O grande problema é que muitas vezes a enorme quantidade de informação disponível faz com que o aspirante a investidor se sinta perdido, sem saber que caminho exatamente seguir. Por isso, eu tive a ideia de criar aqui no blog uma série que ira dar várias dicas sobre excelentes livros na área de investimentos para quem esta começando, e também até para quem já tem alguma experiência nesse meio. Vou começar essa série falando sobre um livro, ou melhor, uma série de livros que é mundialmente conhecida e que eu acho que é uma das melhores leituras para iniciantes e ao mesmo tempo excelente para veteranos revisarem alguns conceitos básicos.

Mago do mercado

A série da qual estou falando é a famosa Market Wizards (em português Magos do mercado), escrita pelo jornalista financeiro Jack Schwager. Nessa série, Schwager entrevista grandes lendas do mercado financeiro americano, passando desde investidores individuais até administradores de grandes fundos de investimento, e tenta, através do conjunto das entrevistas traçar os pontos em comum de todos esses investidores e, com isso, tentar definir o que faz de alguém um Mago do mercado, ou seja, o que torna uma pessoa um investidor extremamente sagaz e eficiente, capaz de gerar resultados altamente expressivos durante um longo tempo.

A primeira edição do livro foi lançada no final da década de 90 e o sucesso foi tão grande que foram feitas mais 3 novas edições posteriormente.